Cursos
Bolsas de Estudos na Catalunya ::: 2007

Convocação de Bolsas de estudos para jovens membros de Comunidades Catalãs no exterior

As datas limites para a apresentação da solicitação vão de 28 de fevereiro a 29 de março de 2007.
Tanto para novas concessões de bolsas como para as renovações, a Comunidade Catalã e o órgão competente relacionado com as comunidades catalãs do exterior da Generalitat, dispõem de um prazo máximo de 10 dias a contar do dia 29 de março de 2007 para apresentar as solicitações ao AGAUR, conforme a base 5 desta convocação.

Data máxima de apresentação de solicitações: 29/03/2007


Objeto: Concessão e renovação de bolsas de estudos destinadas a jovens membros das comunidades catalãs de todo o mundo para ampliação de estudos, para realização de cursos de pós-graduação ou máster ou para estadias pré-doutorais e pós-doutorais na Catalunha.


Tipos de ajuda: Bolsas para ampliação de estudos, para realizar cursos de pós-graduação ou máster ou para estadias pré-doutorais. Bolsas para estadias pós-doutorais.


Destinatários: Os jovens membros de qualquer comunidade catalã no exterior legalmente reconhecida conforme prevê a Lei 18/1996, de 27 de dezembro, de relações com as comunidades catalãs no exterior, que reúnam as condições a seguir:

a) Ser membro de uma comunidade catalã no exterior com filiação anterior a 1 de Janeiro de 2004.

b) Bolsas de ampliação de estudos, cursos de pós-graduação ou máster e estadias pré-doutorais: diplomados, licenciados universitários ou equivalentes que tenham obtido a titulação fora de Catalunha.

c) Bolsas para estadias pós-doutorais: investigadores ou professores universitários ligados a uma universidade ou centro equivalente em seus respectivos paises de origem, que tenham o título de doutor.

d) No momento da apresentação da solicitação devem:

- Estar em posse do titulo correspondente.

- Estar admitidos no centro onde pretendam realizar os estudos, cursos, investigação, etc., ou então certificar documentalmente que já iniciou o processo de admissão.

- Possuir o certificado correspondente ao nível B de catalão ou comprovar ter conhecimentos equivalentes

- Ser cidadão do país da Comunidade Catalã de origem e ter lá residido oficialmente de forma habitual e continuada nos últimos 12 meses e no momento da solicitação de ajuda.


Duração: As bolsas terão uma duração de 4 a 12 meses. As estadias na Catalunha têm de iniciar durante o curso acadêmico 2007-2008 e devem finalizar antes do 31 de dezembro de 2008. Poderá ser solicitada a renovação da bolsa, que em nenhum caso se considerará concedida automaticamente, de acordo com o estabelecido na base 6 desta convocação.


Valores:

Bolsas para ampliação de estudos, para realizar cursos de pós-graduação ou máster ou para estadias pré-doutorais:

a) Entre 800 e 1.000 euros bruto por mês.

b) Uma ajuda complementar para traslado em função do país de origem, pelos importes máximos que figuram nas bases generais do AGAUR vigentes.

c) Uma ajuda de até 50% do custo da matrícula, que terá que ser solicitado explicitamente indicando ao mesmo tempo o valor total do custo da mesma. A quantidade máxima que será concedida será de 1.500 euros.

Bolsas para estadias pós-doutorais:

a) Entre 1.000 e 1.700 euros brutos por mês.

b) Uma ajuda complementar para traslado em função do país de origem, pelos valores máximos que figuram nas bases generais do AGAUR vigentes.

Local de apresentação: É necessário preencher a solicitação no formulário correspondente na web: http://www.gencat.cat/agaur de forma completa e verdadeira, e apresentar a mesma devidamente assinada ao registro do AGAUR no prazo estabelecido nesta convocação.

Terá que ser enviada ao mesmo tempo uma copia do formulário à Comunidade Catalã correspondente no prazo estabelecido na convocação.

As Comunidades Catalãs origem dos solicitantes terão 10 dias hábeis a partir da finalização do termino de apresentação das solicitações para fazer chegar ao AGAUR um informe que indique a vinculação dos candidatos na comunidade e quais os trabalhos ou atividades que tem organizado ou desenvolvido nos últimos três anos, priorizando as candidaturas tendo como escopo o grau de participação.

O impresso para solicitação e as bases podem ser encontrados nas dependências da "Agència de Gestió d'Ajuts Universitaris i de Recerca (AGAUR) (Via Laietana 28, 2a planta, 08003 Barcelona), nas comunidades catalãs no exterior e também nas paginas web do AGAUR (http://www.gencat.cat/agaur), do Departamento de Educação e Universidades (http://www.gencat.cat/educacioiuniversitats).

Resolução: O término legal máximo para resolver esta convocação é de seis meses a contar a partir do dia seguinte a data de apresentação das solicitações. Ultrapassado este prazo sem resolução manifesta, a ajuda solicitada deverá ser considerada desestimada por silencio.



O texto PDF publicado no Diário Oficial

Convocatória Oficial 2007


 Mais...
Cursos
Exposições
Mostras de cinema
Palestras
Eventos
Sessões de Vídeo
Músicas

















Com o apoio de :