Eventos
Música
CONCERTO DE NATAL 2006

À partir do dia 6 de dezembro de 2006, o Catalonia estará apresentando o tradicional Concerto de Natal. Desta vez, terá três apresentações, sendo duas na cidade de São Paulo e uma em Campinas.
Veja abaixo o programa do Concerto de Natal:

1° - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - AUDITÓRIO SIMÓN BOLÍVAR

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - São Paulo
DATA: 6 DE DEZEMBRO - 21H:00


2° - TEMPLO DA IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS

Alameda Jaú, 752 - São Paulo
DATA: 8 DE DEZEMBRO - 21H:00


3° - CAMPUS IV DA METROCAMP

Teatro Dom Barreto
Av. da Saudade, 42 - Ponte Preta - Campinas
DATA: 10 DE DEZEMBRO - 17H:00

O PROGRAMA CONSTA DA EXECUÇÃO DO ORATÓRIO DE NATAL!

"EL PESSEBRE" DE PABLO CASALS, COMPOSITOR E VIOLONCELISTA CATALÂO, BASEADO NO POEMA DO ESCRITOR JOAN ALAVEDRA.


OS INTÉRPRETES SÃO:

Orquestra Sinfônica da UNICAMP
Coral Sinfônico Metropolitano de Campinas
Canto Coral Exsultate

Solistas:
Soprano: Jamile Evaristo
Contralto: Theresa Longatto
Tenor: Eric Herrero
Barítono:Vinícius Atik
Baixo: Paulo Menegon
Direção Musical e Regência: Maestro Hermes Coelho

A ENTRADA SERÁ FRANQUEADA AO PÚBLICO NOS TRÊS CONCERTOS.

PROGRAMA

1ª PARTE
I - PRELÚDIO

II - ANUNCIAÇÃO AOS PASTORES

III - VAMOS A BELÉM

O HOMEM DO POÇO
O PESCADOR
O LAVRADOR
OS CARREGADORES DE UVA
A VELHA FIANDEIRA

IV - A CARAVANA DOS REIS MAGOS

A ESTRELA
OS TRÊS REIS
CORO DOS GUIAS
CORO DOS CAMELOS
CORO DOS REIS DO ORIENTE

2ª PARTE
V - O PRESÉPIO

A MÃE DE JESUS
SÃO JOSÉ
O BURRO DO ESTÁBULO
O BOI DO ESTÁBULO

VI - A ADORAÇÃO

NOITE DE NATAL
O CHORO DO MENINO JESUS
A CHEGADA DOS PASTORES E DOS REIS
AS OFERENDAS DOS REIS
AS OFERENDAS DOS PASTORES

VII - HOSANA

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNICAMP

A Orquestra Sinfônica da UNICAMP é vinculada ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural - NIDIC, COCEN - REITORIA, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e tem a direção artística do Maestro Dr. Eduardo Östergren. A Orquestra da UNICAMP incentiva a formação de grupos musicais específicos, que atuam paralelamente às atividades da Orquestra, como a Orquestra de Câmara, Quinteto Ad Libitum, Grupo de Música Brasileira, Trio de Trompas, Sopra-5, Camerata Carlos Gomes e Quinteto de Metais. Além disso, os músicos atuam no ensino do Projeto Unibanda, da Orquestra Infanto-Juvenil, Unicantus (Coral Infanto-Juvenil) e de disciplinas específicas da graduação em Música do Instituto de Artes. Culturalmente, a Orquestra desempenha um papel particularmente especial, uma vez que sua atividade não é restrita à universidade, mas tem abrangência nacional. Desde agosto de 1998, a Orquestra tem participado regularmente das atividades didáticas de aperfeiçoamento dos alunos das classes de regência, instrumento e composição e orquestração do Curso de Música.

CORAL SINFÔNICO METROPOLITANO DE CAMPINAS

Iniciou suas atividades no ano de 2005 para montagem do Oratório de Natal de J. S. Bach e o Oratório “O Messias” de G. F. Händel, sob regência do maestro Hermes Coelho. A partir de 2006 inicia uma parceria com a METROCAMP e vem desenvolvendo repertórios eruditos com a Orquestra de Câmara da Metrocamp e conta com obras de J. S. Bach, G. F. Handel, A. Vivaldi e o Réquiem de W. A Mozart. Tem realizado concertos em teatros e igrejas de Campinas e São Paulo.

CANTO CORAL EXSULTATE

Remanescente do Coral da Sociedade Bach, o Canto Coral Exsultate dedica-se especialmente ao repertório de Música Sacra, da Renascença ao Contemporâneo, em diversas línguas.

Tem se apresentado nos Teatros Municipais de São Paulo e Santos, e entre outros lugares, no MASP, no Memorial da América Latina, no Teatro Arthur Rubinstein do Clube A Hebraica, no 30º Festival de Inverno de Campos do Jordão, e em diversas igrejas. Desde 1995 tem sido acompanhado por diversos conjuntos musicais como a Orquestra Ars Instrumentalis de São Paulo, Orquestra de Câmara da UNESP, Orquestra de Câmara Porto Seguro, Orquestra de Câmara L'Estro Armonico, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Jugendsinfonieorchester Stuttgart, Orquestra Sinfônica Cultura, USP Sinfonietta, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Ars Musicalis de Campinas.e Orquestra Sinfônica de Americana.

Do seu repertório destacam-se obras dos principais compositores: J.S. Bach, C.P.E. Bach, G.F. Händel, A. Vivaldi, F. Mendelssohn-Bartholdy, J. Brahms, A. Bruckner, J. D. Zelenka, G. Rossini, L. Cherubini, Amaral Vieira, H. Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Ernani Aguiar. Conta com coristas experientes e importantes solistas do cenário musical, e seu principal objetivo é trazer o prazer e a inspiração da boa música ao público.

Desde, 2002, está sob a batuta do maestro Hermes Coelho.


Maestro Hermes Coelho

Mestre em Regência pelo Instituto de Artes da UNICAMP, graduado em composição e regência pela FAAM - Faculdade de Artes Alcântara Machado, São Paulo e formado em Clarineta pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos, São Paulo.

Tem participado de cursos, palestras e workshops sobre regência coral e orquestral com maestros de alta referência internacional como: Erik Westberg, Suécia; Alberto Grau, Venezuela; Paul Oakley, EUA; Eph Ehly, EUA; Dennis Jewett, USA; Joseph Prats, Espanha; Janet Galván, EUA; Bob Chilcott, Inglaterra, Hans-Peter Schurz, Alemanha, Rodney Eichenberger, EUA; Gunta Malevica, Letônia e Oswaldo Ferreira, Portugal. Tem estado à frente de diversas orquestrais tais como: Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra L’Estro Armonico, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Unicamp, Orquestra Ars Musicalis.

Foi premiado com a Medalha Carlos Gomes, pela contribuição Artística e Cultural à Cidade de Campinas em 2000, 2003 e por duas vezes em 2006.

Em 2004 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Herbert de Souza – Betinho” com a Camerata Jovem Ars Musicalis, por trabalhos prestados à comunidade; todos outorgados pela Câmara Municipal de Campinas. Atualmente é regente titular da Orquestra de Câmara Metrocamp, Coral do Clube Alto dos Pinheiros, SP; Canto Coral Exsultate, (SP), Coral Metrocamp e regente titular de Música de Câmara da PUC-Campinas.


:. Letras do Oratório "El Pessebre" - Português e Catalão

Fotos do Concerto no Memorial da América Latina:







Realização:



Patrocínio:



Apoio:





 Mais...
Cursos
Exposições
Mostras de cinema
Palestras
Eventos
Sessões de Vídeo
Músicas

















Com o apoio de :