Nº 35                                                            maio de 2008


Projeto Castellers do Brasil foi iniciado com êxito


Intercâmbio técnico com os Castellers de Vilafranca já começa a funcionar


Conforme foi anunciado no mês de Abril, a formação de um grupo Casteller (castelheiro) em São Paulo já é uma realidade. A vinda de Fèlix Miret, encarregado de Relações Internacionais dos Castellers de Vilafranca http://www.castellersdevilafranca.cat/ , tornou possível a realização de um antigo sonho da Associação Cultural Catalonia em apresentar, pela primeira vez no Brasil, esta atividade tão tradicional na Catalunha, e que tem raízes há mais de 250 anos.

O ensaios previstos na Primeira Etapa do projeto, foram iniciados com êxito no campus da UNASP (Universidade Adventista de São Paulo) com a participação cada vez maior dos alunos do curso de Educação Física daquela universidade, juntamente com jovens vindos da AEB (Associação Evangélica Beneficente), associação com um forte vínculo na implementação de projetos sociais na periferia da nossa capital. Todas essas atividades se realizam na região de Itapecirica da Serra e estão sendo coordenadas pelos seguintes professores:

Cezar Augusto Bezerra – Coordenador de Educação Física (UNASP)
Marcos Rogério Piccoli – Coordenador de Educação Física (AEB)
Francisco Sérgio Lima – Gerente Administrativo Pólo Sul (AEB)



A Segunda Etapa , que já está em andamento, consiste na realização de ensaios coordenados à distância pelos Castellers de Vilafranca , dando o suporte técnico aos Castellers do Brasil , nome escolhido para a primeira formação do primeiro grupo castelheiro em nosso país.



A Terceira Etapa consiste na ida à cidade de Vilafranca del Penedès na Catalunha, de 3 coordenadores do grupo Castellers do Brasil por um período de duas semanas, durante o mês de julho próximo, com o objetivo de receber todo o suporte técnico necessário para que possa ser aplicado posteriormente na formação do grupo no Brasil. A viagem tem também a intenção de que os castellers brasileiros possam vivenciar pessoalmente todas as atividades castelleras que serão realizadas na Catalunha, durante a temporada deste ano que começa justamente em julho.

As despesas com as passagens aéreas serão totalmente patrocinadas pela Associação Cultural Catalonia, dentro do previsto no programa de atividades deste ano, subvencionadas pela Generalitat de Catalunya. A estadia na Catalunha será patrocinada pelos Castellers de Vilafranca .

O ano de 2008 será encerrado com grandes eventos no mês de setembro. A Quarta Etapa consistirá na vinda de vários integrantes dos Castellers de Vilafranca à São Paulo , os quais se juntarão ao grupo Castellers do Brasil para participarem de diversas apresentações públicas, construindo castelos humanos em locais emblemáticos da cidade de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, em comemoração à Data Nacional da Catalunha, 11 de setembro, e aos 80 anos da AEB.
 Mais...
- "infoCatalonia" - Boletim eletrônico do Catalonia

Com o apoio de :